Joaquim Lira cria lei da obrigatoriedade do Teste da Linguinha em Pernambuco

197
Foto: Roberto Soares 

Agora é Lei. Criada pelo deputado estadual Joaquim Lira (PSD), a Lei 15.852 de 27 de junho de 2016, dispõe sobre a obrigatoriedade da avaliação do Frênulo da Língua (Teste da Linguinha), logo após o nascimento da criança, nas maternidades e hospitais da rede pública e privada do Estado de Pernambuco. No caso em que a criança ter nascido fora das maternidades, a obrigatoriedade permanece no máximo de até um mês de vida do bebês. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado, nessa terça-feira (28).

A realização do teste da linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois através desse exame poderá se detectar eventuais problemas de fala, como a “língua presa. O exame consiste em verificar se existe alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho (ou a base, como preferir) da boca.

Caso seja detectada a “língua presa”, um pequeno corte na membrana é realizado. Quanto mais tarde for detectada a língua presa, mais complicada fica a recuperação (principalmente quando já é adulto), pois a pessoa já sofreu enormes prejuízos no desenvolvimento da fala ao longo dos anos, além de o corpo já ter se formado.

Amamentação pode ser prejudicada – É comum mamães se acharem culpadas quando a amamentação não acontece adequadamente. Mas muitas delas não sabem que as vezes o problema está na má formação da língua do bebê, e a anomalia passa batida. Mais um motivo para a necessidade do teste.

A língua do bebê faz um trabalho de sucção e deglutição para tirar o leite do peito da mãe. E esse processo pode ser dificultado caso o pequeno tenha língua presa. O exame é simples e rápido. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo ou outro profissional de saúde capacitado faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.

Este é o quarto projeto da autoria de Joaquim Lira que vira lei no Estado, outros quatro estão em comissões de análise. (Saiba todos na seção PROJETOS DE LEI).

Veja a publicação no Diário Oficial: CLICK AQUI

Deixe sua opinião!