Prefeito de Gravatá Joaquim Neto PSDB recebe troféu Destaque em Caruaru

Confira a Retrospectiva 2017 da  Gestão do Prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB)

2591

O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), foi o prefeito destaque de 2017 segundo o colunista social, Jota Lagos. Devido sua agenda extensa, o prefeito não pode marca presença no evento, mais esteve lhe representando, o secretário de governo, Joeides Pereira.

Retrospectiva 2017 –  Gestão do Prefeito Joaquim Neto (PSDB)

Joaquim Neto foi eleito em 2016 e assumiu a prefeitura em 2017 sabendo das dificuldades do município. Gravatá sofreu bastante com as gestões antecessoras, gestões essas que deixaram a cidade no prejuízo. Comércio praticamente quebrado, escolas fechadas, saúde um caos, dentre outras coisas que a população bem sabe.

Em Janeiro, o prefeito foi pego de surpresa. O ex-interventor, Mário Cavalcanti de Albuquerque, (Coronel Mário), deixou a cidade sem orçamento para 2017.

Diante desse fato maldoso, o Prefeito Joaquim Neto, iniciou seu mandato sem orçamento para administrar cidade, e como consequência, a não realização da tradicional Festa de Reis, devido a falta de recursos no município.

Em Fevereiro, o prefeito começou a investir novamente no turismo da cidade, que estava sem rumo. Com a confirmação da realização do Carnaval na cidade, o comércio começou a se preparar para receber os turistas e foliões que neste período, visitam a cidade para curtir a data festiva e comprar.

Ainda em Fevereiro, a Secretaria de Ação Social reabriu o centro de convivência dos idosos (CCI), fechada em outras gestões.


A secretaria de educação, junto com representantes das mais expressivas entidades civis e governamentais do Município e do Estado ligadas a Educação, Direitos Humanos e Segurança se reuniram para debater sobre a violência e drogas na escola.

Numa ação inédita nos últimos oito anos, coordenada pelo prefeito Joaquim Neto e a secretária de Educação Ana Patrícia, os representantes de todas as escolas de Gravatá, das Polícias Civil  e Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Fundeb, Defesa Civil e Sindicato dos  Professores se juntaram num fórum sobre diversos assuntos que envolvem a indisciplina e depredação da escolas e veículos municipais, as drogas, a violência contra os professores e alunos.


O prefeito, sempre preocupado com a educação dos alunos, seguiu reabrindo escolas da Zona Rural e da Cidade,  fechadas no período da intervenção, o que deixou mais de 3 mil estudantes sem estudar.


Uma operação de Combate a Alagamentos e Arboviroses também foi iniciada na cidade. O objetivo foi atuar em três linhas de frente: a limpeza do Rio Ipojuca para dar fluidez às águas, combater as arboviroses e a prevenir alagamentos em diversos bairros da cidade na ocorrência de chuvas. A operação envolveu as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Saúde e Meio Ambiente.


No dia 15 de Fevereiro, o Prefeito Lançou a Programação de Carnaval 2017, o que fez o comércio de modo geral, girar, e foi um sucesso total.


Ainda em fevereiro, o prefeito também lançou a programação do Gravatá Jazz Festival (GJF), realizado durante o período carnavalesco (de 25 a 28 de fevereiro).


Com muita competência, o prefeito entrou ao Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, a mais moderna e equipada ambulância do SAMU, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

A edição do Bloco Vermelho e Preto 2017, ficou marcada na história da cidade. O retorno do tradicional bloco trouxe para Gravatá, turistas de diversas localidades e regiões de Pernambuco.


Em Março, a prefeitura de Gravatá, através da secretaria da mulher, homenageou personalidades femininas da cidade, em comemoração ao dia internacional da mulher.


A Prefeitura apoiou o Rotaract Club em congresso interestadual. Joaquim Neto, que é rotariano, sabe da importância que essa instituição tem para a população e declarou apoio aos jovens.


No dia 13 de Março, Joaquim reuniu autoridades para primeira reunião de planejamento da Semana Santa. Representantes das Polícias Militar e Civil, Detran, Compesa e secretários municipais, participaram da reunião.


No dia 15 de Março, a Solenidade das bandeiras marca o início das comemorações do aniversário de Gravatá. A programação seguiu durante todo o dia com eventos no Parque da Cidade: Corrida pelas ruas de Gravatá (8:30h), Passeio Ciclístico (9h), Aula de ritmos ( 9:30h), Aula de Zumba (16:30h) e Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Sant’Ana, finalizando com o corte do Bolo de Aniversário às 20h na Praça Matriz e apresentação da Banda XV de Novembro.


O prefeito inaugurou o Centro de Inclusão Gravatá (CIG), onde  houve a presença de vereadores e da população gravataense.


No dia 30 de Março, o prefeito se reuniu com empresários do ramo imobiliário e construção civil, para debater e apresentar projetos acerca da construção civil no município.


Em Abril, a Prefeitura reativou o Programa LEITE PARA TODOS, que distribui leite enriquecido para crianças e idosos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Atualmente, em Gravatá, 500 famílias estão cadastradas no programa, sendo 330 através da Secretaria de Assistência Social e Juventude e 170 pela ODIP e Casa da Mulher.


As Polícias civil e Militar realizaram a Operação “Força no Foco” que foi bastante intensa na cidade. O prefeito Joaquim Neto comemorou a ação que foi um pedido da prefeitura para combater a criminalidade na cidade.


A Prefeitura de Gravatá renovou a parceria com a Fundação Altino Ventura e no mês, cerca de 100 cirurgias de catarata foram realizadas no município.


No dia 13 de Abril, mais de 1.000 voluntários trabalharam na separação do peixe que foi doado à população na Semana Santa. Foram distribuídas 18 toneladas do alimento para moradores em situação vulnerável de diversos bairros da área urbana e dos distritos. A ação fez parte do Programa Peixe na Mesa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.


ICETAG volta a realizar a encenação da Paixão de Cristo, e mais de 4 mil pessoas assistem a primeira noite do espetáculo “A Nossa Paixão – Ele Vive”, um sucesso de público.


No dia 18 de Abril, o Vice-prefeito Danilo Melo, assumiu a prefeitura por 11 dias. Danilo enfatizou que enquanto estive-se à frente do Executivo daria continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo prefeito, e que, segundo ele, é realizado com competência.


No dia 20 de Abril, As Secretarias de Segurança e Defesa Civil, Educação e a Guarda Municipal reuniram-se para criar projetos de combate às drogas, educação no trânsito e Patrulheiros Mirim.


Em Maio, o Prefeito deu início oficialmente ao Programa Novo Mais Educação em Gravatá, implementado em 26 escolas municipais com 18 atividades oferecidas a mais de 2mil alunos gravataenses.


No dia (21) de Maio,  o prefeito participou da inauguração do açude que beneficia cerca de 100 famílias na zona rural, comunidades de Nicácio, Esquerdo e Criminoso.


No dia (28) de Maio, Gravatá registra mais uma enchente. O prefeito se mobilizou em pró dos moradores ribeirinhos e de várias áreas da cidade.


Em Junho, o prefeito de Gravatá lançou a programação oficial do São João 2017, e anunciou o retorno da Maratona do Forró e do São João Comunitário. Mais de 100 mil pessoas lotam Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, na primeira noite de apresentação.


Ainda em Junho, o prefeito garantiu Gravatá na participação da 18ª edição da Fenearte 2017.


Em Julho, Joaquim inicia operação Tapa Buracos em ruas da cidade, e Rua São Caetano, no Bairro Novo, foi a primeira contemplada.


Professores da rede municipal recebem abono e reajustes. O prefeito se reuniu com educadores da rede municipal para fazer um balanço referente ao primeiro semestre do ano letivo.


O prefeito se reuniu com os mototaxistas que desenvolvem atividades na cidade, para discutir melhorias e mudanças na execução dos serviços prestados pela classe.


Prefeito se reúne com banco alemão para apresentar projetos. O prefeito Joaquim Neto fez um balanço positivo sobre a reunião.


Vendedores ambulantes foram cadastrados para negociar no Pátio da Feira Livre. O prefeito destacou as reuniões como importantes para que ambas as partes sejam ouvidas e que haja um consenso benéfico para todos.


Prefeitura inicia estudo para implantação da municipalização do trânsito. Para o prefeito Joaquim Neto, a municipalização vai melhorar a mobilidade urbana na cidade.


Em Agosto, Milhares de aventureiros participam da 10ª Trilha de Uruçu Mirim. Joaquim acompanhou a realização do evento e agradeceu a presença de todos.


Prefeitura promove retirada de entulhos em Ruas de vários bairros, incluído o Bairro Novo. Hoje as Ruas estão revitalizadas e disponíveis para tráfego novamente.


Dia 25 de agosto de 2017, Gravataenses ganham Casa de Apoio no Recife. Essa decisão do prefeito é uma reivindicação antiga da população de Gravatá.


Prefeito representa Gravatá em encontro da FNP com a Confecon em Brasília. O prefeito participou do encontrou e destacou a importância deste acordo para o município.


Em Setembro, Secretaria de infraestrutura de Gravatá realiza capinação e escovação de ruas. Vale salientar que essa ação que foi iniciada na gestão do atual prefeito, em outras gestões não estavam sendo aplicadas, e hoje vemos o retorno.


Secretaria de Saúde se reúne com membros da AMACEG. Na ocasião, os agentes levaram à pauta de reivindicações da categoria.


Desfile de 7 de setembro reúne milhares de pessoas no centro de Gravatá. Para o prefeito Joaquim Neto, a data representa um fato marcante da história Brasil e o município celebrou com êxito. Distritos de Gravatá também foram palcos de desfile cívico durante o final de semana.


No dia 18 de Setembro, a Prefeitura articulou com a Celpe melhorias na iluminação pública. “Nós demos um prazo de trinta dias a Companhia para ver o resultado dos reparos”, afirmou Joaquim Neto.


Programa Saúde nas Escolas teve início no dia 19 de Setembro em Gravatá. As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.


No dia 22 de Setembro, a prefeitura iniciou a Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres. A Campanha teve caráter educativo e de conscientização, portanto quem entregou os animais não foram punidos.


Prefeitura Assina Parceria com Plano de Saúde para Servidores Públicos. Para o Prefeito Joaquim Neto, esse acordo de cooperação é mais uma iniciativa que irá oferecer uma melhor qualidade de vida aos servidores.


No dia 27 de Setembro, a Prefeitura de Gravatá antecipou as datas da Seleção Simplificada.


Em outubro, Gravatá integra o novo Mapa do Turismo de Pernambuco. O Prefeito Joaquim Neto, destacou a relevância dessa conquista para o município.


Prefeitura paga Salário em dia, mesmo com a crise que assola o País. Graças ao planejamento feito pela Gestão do prefeito Joaquim Neto (PSDB), a prefeitura está conseguindo manter o pagamento dos servidores em dia.


Prefeito da cidade de Gravatá se reúne com representantes da Compesa. A reunião foi acompanhada pelo Secretário de Infraestrutura, Ricardo Cardim e pelo Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Miranda.


Descontos de até 100% em juros e multa de IPTU foram disponibilizados para os Gravataenses. O Contribuinte pode negociar o parcelamento da dívida na sede da Secretaria de Finanças.


PSA Ipojuca: Moradores assinam acordo com a Compesa e Prefeitura. O Prefeito Joaquim Neto saiu mais uma vez em busca de soluções para a regularização da obra do PSA Ipojuca, embargada no dia 02 de outubro, após denúncias de moradores. A desapropriação das casas e os materiais despejados no rio Ipojuca foram os fatores cruciais das denúncias.


No dia 13 de Outubro, a Fé e a devoção marcaram a procissão de Nossa Senhora de Aparecida.


Winterville 2 e 3 gerará cerca de 360 novos empregos para os Gravataenses. O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), se reuniu com o empresário Roberto Perylo para articular dois novos empreendimentos no município.


Programa Música nas Escolas teve início no dia (21) de Outubro. Segundo o Mestre Bezerra, o projeto é um sonho antigo que foi abraçado pelo prefeito Joaquim Neto.


Joaquim prestigia posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá. O prefeito parabenizou a conquista da nova diretoria e colocou o Poder Público à disposição para contribuir com melhorias na área.


Prefeitura de Gravatá realiza melhorias no acesso a Ruas do Bairro do Cruzeiro. O prefeito Joaquim Neto esteve no local e acompanhou o trabalho da equipe.


39º Festival de Violeiros aconteceu no dia 21 de outubro. O evento que faz parte do calendário festivo da cidade vai acontecer na Avenida Joaquim Didier, em frente a Escola Devaldo Borges, no Centro.


Em Novembro, Prefeitura paga salários dos servidores públicos. O Prefeito Joaquim Neto reafirma o seu empenho com os servidores públicos e cumpre o compromisso estabelecido.


Prefeitura recicla gabinetes de freezer e instala lixeiras ecológicas na zona rural. A Prefeitura de Gravatá realizou a implantação de três lixeiras ecológicas na estrada que dá acesso ao Distrito de São Severino.


8ª etapa do Unidos Pela Bike PE reúne 1,5mil Atletas em Gravatá. Os participantes percorreram um trajeto de 40KM com destino a zona rural da cidade.


Bruno Araújo anuncia construção de Casas Populares em Gravatá – PE. Além de Gravatá, a capital pernambucana e as cidades de Petrolândia, Olinda, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Brejo da Madre de Deus, Chã Grande, Ribeirão, São Joaquim do Monte e Custódia receberão os empreendimentos habitacionais anunciados no dia 06 de novembro.


Prefeitura de Gravatá investe em novos equipamentos para Bloco Cirúrgico. O Prefeito Joaquim Neto reiterou o compromisso de levar aos gravataenses serviços de qualidade.


Palestra sobre os direitos dos pacientes com Câncer foi promovida em Gravatá. O evento foi realizado no auditório das Irmãs Salesianas e contou com a presença de autoridades e comunidade civil. A Secretária da Mulher, Taciana Medeiros, ressaltou a importância da palestra.


Autoridades hasteiam Bandeiras em alusão a Proclamação da República. O Maestro Adelson Pereira está à frente da Banda XV de Novembro há 23 anos. O espetáculo foi gratuito e livre para todas as idades.


Prefeitura retira cinco lombadas da PE-87 como medida de segurança. O prefeito Joaquim Neto esteve no local ao lado do vereador Néo do Boi (PSDC) e acompanhou o início do trabalho e disse que aguarda uma nova rodada de conversas para identificar a melhor forma de conter os acidentes e fazer o trânsito fluir de forma segura na região.


No dia 21 de Novembro, Sebrae realizou 13ª edição de Feira de Turismo Rural em Gravatá. Evento nacional, a Ruraltur aconteceu de 28 a 30 de novembro em Gravatá e reuniu entidades expressivas do setor.


Escolas e creches municipais recebem kits de incentivo a leitura. O Prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito Danilo Melo e a Secretária de Educação Ana Patrícia Andrade, ressaltaram o compromisso da gestão em investir na qualidade da educação pública municipal e no incentivo à leitura e alfabetização durante a solenidade de entrega de 51 Kits para escolas que ofertam a modalidade de Creche e Educação Infantil.


No dia 23 de novembro, o Vice-prefeito de Gravatá Danilo Melo assumiu novamente o poder executivo, desta vez, por 9 dias. Danilo Melo enfatizou mais uma vez que enquanto estive-se à frente do Poder Executivo daria continuidade ao trabalho de Joaquim Neto.


No mesmo dia, a Prefeitura de Gravatá iniciou serviços de melhorias no bairro Princesa de Gales. O prefeito Joaquim Neto visitou o local e acompanhou o trabalho da equipe antes de viajar.


Curso de Culinária Natalina foi promovido em Gravatá. Durante o curso, os alunos aprenderam mais sobre a manipulação de alimentos e dos materiais de forma saudável e segura, além da combinação dos pratos para montar um cardápio equilibrado e saboroso e da decoração e apresentação dos pratos e do ambiente para o natal.


Em Dezembro, Prédios Públicos de Gravatá, ganham homenagem com as cores da Bandeira. Postos públicos, PSF’S e a prefeitura, estão com as mesmas cores, ou finalizando a pintura.


Prefeitura de Gravatá declara apoio a alunos que perderam vestibular. Uma comissão foi criada pelos pais dos alunos de Gravatá que vão entrar com uma ação coletiva para solicitar da Universidade, a segunda chamada da prova. O Prefeito Joaquim já solicitou uma audiência com o Reitor da UPE e está encaminhando um ofício ao Secretário de Educação do Estado.


09 de Dezembro, Gravatá ocupa quarto lugar em ranking de municípios mais transparentes de PE. “Apesar da situação difícil que encontramos Gravatá no início do mandato, a competência e trabalho árduo fez com que obtivéssemos esse resultado. Temos o compromisso com o povo e queremos cada vez mais fazer um governo onde a população saiba onde é investido cada centavo. Parabenizo toda a equipe de secretários e servidores que está empenhada e dando o melhor de si. Nossa meta é melhorar e ser o município mais transparente do estado.” Afirmou o Prefeito Joaquim Neto.


Secretária de Saúde de Gravatá inaugura nova sede e entrega veículos novos. A Secretária Municipal de Saúde agora está de endereço novo. Localizada na Rua Gustavo Borba, 140, bairro do Norte, o espaço irá oferecer mais conforto para os servidores e para população. No local também irá funcionar a casa das vigilâncias, o que vai tornar o serviço mais integrado e irá proporcionar mais agilidade e eficiência.


Estudantes de Gravatá são premiados no projeto Todos Contra o Aedes Aegypti. O jovem substituiu as palavras originais por versos que falam sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.


 

Todas as ações descritas aqui nesta retrospectiva, foram acontecimentos ao longo do primeiro ano de gestão, o que levou Joaquim Neto a ser, premiado como prefeito destaque de 2017.

Retrospectiva realizada em: 09/12/2017

POR: GILVAN SILVA

Deixe sua opinião!

Anuncie